Os benefícios da caminhada


O hábito de andar reflete positivamente no corpo e na mente

A caminhada é a mais versátil e democrática das atividades físicas. Pode ser praticada por quem está acima do peso ou é malhadora, seja na praia, na rua, na academia ou na sua casa. E também não requer prática, afinal você a aprendeu nos primeiros anos de sua vida. Praticá-la diariamente por 30 minutos, cinco vezes por semana, é o mínimo para escapar do grupo das sedentárias e se prevenir dos principais males que acometem a humanidade: obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. De quebra, você conquista um bem-estar danado.

Além dos benefícios físicos, caminhar também faz muito bem para a mente.
É que atividades moderadas, como essa, ajudam a equilibrar as substâncias neuroquímicas do cérebro e aliviam os sintomas do estresse. Pesquisas americanas revelam que a prática dessa atividade diminui os riscos de deterioração mental. Além disso, há muita gente aliando a caminhada à meditação.

A caminhada não tem contra-indicação, mas se você sofre de obesidade mórbida vale a pena consultar um médico antes de começar a se exercitar.

Atenção:
· Você não deve sentir nenhuma dor durante a caminhada.
· Cuidados para não pisar em falso.
· Evite os horários de sol a pino, dando preferência ao amanhecer e ao anoitecer.
· Proteja sua pele aplicando filtro solar no rosto e nas áreas expostas do corpo meia hora antes de sair de casa. O produto deve ter, no mínimo, FPS 15.
· Use roupas leves e próprias para a prática esportiva. Tecidos que absorvem o suor, como os tecnológicos ou de algodão, são os mais adequados. Deixar as pernas e braços livres também facilita a perda de calor.
· Antes de começar o exercício, beba um ou dois copos de água. Leve uma garrafinha de água e tome três ou quatro goles a cada 20 minutos.
· Procure comprar um tênis um número maior que o que você usa habitualmente. Durante o exercício os pés costumam dilatar cerca de 10%.
· O tênis deve ter boa absorção de impacto para preservar as articulações dos pés, joelhos, quadris e coluna.
· Ele também deve ser flexível para acompanhar os movimentos dos pés.
· Use chapéu ou boné com abas largas o suficiente para proteger todo o rosto e o pescoço.
fonte: M de Mulher

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Design by Blogger Templates